Com o advento da tecnologia, em especial a internet, a produção de conteúdo alcançou o seu ápice. Por meio dela, qualquer indivíduo que possua uma mensagem a ser dita e queira passá-la para um número significativo de pessoas consegue obter voz. É justamente em meio a esse contexto que surgiram os podcasts. Mas, você já sabe do que eles se tratam? Conhece a diferença entre podcast e rádio?
Apesar de possuírem
características em comum, ambos foram criados para suprir diferentes
necessidades. Para entender melhor sobre o que estamos falando e conhecer as
principais diferenças entre podcast e rádio, continue conosco e boa leitura!
O que é podcast?
Os podcasts são mídias
voltadas para a transmissão de informações na internet. De modo geral, são como
programas de rádio, mas seus conteúdos são produzidos sob demanda e podem ser
acessados pelo ouvinte quando ele quiser — basta clicar no play ou até mesmo
baixar o episódio.
O termo foi originado a
partir da junção das palavras iPod (tocadores de áudio digital produzidos pela
Apple) e broadcast (transmissão via rádio), tendo feito a sua primeira aparição
em 2004 — sendo assim, engana-se quem pensa que os podcasts são novidades.
Existem podcasts sobre os
mais diversos temas e tipos de assunto. Entre os mais comuns, podemos citar:
informativos;
humorísticos;
educacionais;
políticos;
esportivos;
literatura;
variedades;
games;
cinema;
TV.
As durações dos programas
podem variar bastante, indo de conversas de cinco, dez, quinze minutos até
discussões que se estendem por mais de três horas, para a felicidade dos
amantes desse tipo de mídia.
Podcast vs Broadcast
Como mencionamos, o
podcast é uma modalidade de transmissão de informações via internet. O
broadcast, por outro lado, é a transmissão de conteúdos pelos meios mais
tradicionais de comunicação, como rádio e televisão. Sendo assim, é necessário
cuidado para não confundir podcasting com broadcasting
Lembre-se também de que o
primeiro está relacionado à produção de conteúdo sob demanda e o segundo à
possibilidade de transmitir em massa, como é o caso das rádios e webrádios, por
exemplo, onde várias pessoas estão escutando àquela programação
pré-determinada, na mesma hora.
Afinal, qual a diferença
entre podcast e rádio?
Embora neste artigo
descrevemos os podcasts como espécies de programas de rádio, é preciso
ressaltar que ambas as modalidades não correspondem a uma mesma coisa. A
começar, podemos falar sobre a forma em que podcast e rádio são acessados pelos
ouvintes.
Para escutar uma
determinada estação de rádio, é preciso sintonizá-la em um aparelho
radiofônico. No caso das web rádios ou das estações tradicionais que já
trabalham com a transmissão online, basta contar com um dispositivo que possua
acesso à internet e acessar o website ou aplicativo em questão.
Já para escutar a um
podcast, é possível tanto fazer o streaming quanto baixar o arquivo
correspondente ao programa e escutá-lo em um player — além disso, nos dias de
hoje, é possível contar com o auxílio de uma série de aplicativos para se ouvir
podcasts diversos diretamente em seu smartphone.
Outra diferença entre
podcast e rádio está nas possibilidades de transmissão. Enquanto o primeiro é
caracterizado pela divulgação de conteúdos on demand — ou seja sob demanda, no
qual o usuário pode decidir quando, de onde e qual episódio desejam escutar —,
o segundo oferece a possibilidade de escutar aquilo que está sendo transmitido
naquele momento.
Além disso, enquanto
grande parte dos programas de rádio possuem como características principais a
instantaneidade e a possibilidade da transmissão ao vivo, um podcast exige toda
uma preparação antes de seu lançamento, sendo previamente gravado e editado.
Contudo, mesmo tendo em
mente essas informações, é um equívoco pensar que rádio e podcasts são
modalidades concorrentes e que não podem se complementar. É sobre isso que
falaremos no tópico a seguir!
Podcast e rádio são
necessariamente concorrentes?
É fato que o modo em que
as pessoas consomem conteúdos audiovisuais mudou bastante — se para assistir a
um determinado programa de televisão antigamente, por exemplo, era preciso
sentar em frente ao aparelho no horário determinado pela grade, hoje, é
possível decidir quando e de onde acompanhar cada um dos episódios.
A TV, o cinema e a música
já acompanharam essa mudança, portanto, chegou a hora de adaptar o rádio à esse
novo comportamento do consumidor, no caso, do ouvinte.
Até mesmo para a sua
própria evolução, é preciso que o rádio comece a produzir conteúdos que atendam
a diversidade da sua audiência, sem apenas replicar os programas de sua grade
em plataformas que proporcionam o download. Mas, como fazer isso? Aqui, a
resposta é clara: por meio dos podcasts!
Para aumentar o alcance e
ainda proporcionar ao ouvinte os conteúdos a serem acessados sob demanda,
algumas das principais rádios internacionais já estão na linha de frente
produzindo alguns dos mais populares podcasts ao redor do mundo — como é o caso
da gigante britânica BBC, por exemplo.
Por outro lado, grande
parte das estações brasileiras tanto tradicionais quanto online continuam a
focar todos os seus esforços apenas no broadcast. Para fazer diferente,
aumentando não só o seu alcance como também fidelizando ouvintes, aposte na
criação e divulgação dos podcasts em sua emissora.
Existem várias
possibilidades de fazer com que isso aconteça, aproveitando toda a liberdade
que o formato proporciona.
Se você realizou uma
entrevista com um convidado que rendeu bastante assunto, passe parte dela na
programação e disponibilize-a na íntegra em formato de podcast. O mesmo pode
ser feito caso a sua rádio seja educativa e tenha produzido um debate estilo
mesa redonda, por exemplo.
E aí, entendeu a
diferença entre podcast e rádio? Como você pode perceber, apesar de suprirem
diferentes demandas, nada impede que ambos se unam para agradar ainda mais os
consumidores dessas mídias. Sendo assim, que tal criar um podcast para sua
rádio? Considere as informações do post, use a criatividade e surpreenda os
seus ouvintes!
fonte: https://maxcast.com.br/blog/podcast-e-radio-voce-sabe-qual-e-a-diferenca
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